Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Exemplo nacionalista no Brasil



     Temos como um grande exemplo do nacionalismo, um poema de Gonçalves Dias que traz em sua letra uma expressão de um forte amor à sua pátria, desejando antes de sua morte retornar ao seu país exaltando-o com sua superioridade territorial e paisagística.

 Canção do exílio 

 Minha terra tem palmeiras,
 Onde canta o Sabiá;
 As aves, que aqui gorjeiam,
 Não gorjeiam como lá.

 Nosso céu tem mais estrelas,
 Nossas várzeas têm mais flores,
 Nossos bosques têm mais vida,
 Nossa vida mais amores

 Em cismar, sozinho, à noite,
 Mais prazer eu encontro lá;
 Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

 Minha terra tem primores,
 Que tais não encontro eu cá;
 Em cismar –sozinho, à noite–
 Mais prazer eu encontro lá;
 Minha terra tem palmeiras,
 Onde canta o Sabiá.

 Não permita Deus que eu morra,
 Sem que eu volte para lá;
 Sem que disfrute os primores
 Que não encontro por cá;
 Sem qu'inda aviste as palmeiras,
 Onde canta o Sabiá.

  Gonçalves Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.