Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nacionalismo na Musica


   Apesar de a Semana de Arte Moderna não ter feito muita exposição de músicas, a ultima teria um grande impacto na nova formação de conceitos sobre a arte do nosso país. Apresentou-se Heitor Villa Lobos, que em um futuro próximo viria a ser a maior figura do nacionalismo da musica no Brasil.
   Heitor Villa Lobos fez uma grande pesquisa sobre o nosso folclore, viajando para o interior, e incorporou esses novos estudos na sua produção. Ele, criou um estilo próprio fazendo-se de  seus elementos nacionais e estrangeiros, popular e erudito, a sua produção era cautelosa, Villa Lobos usava desde solos de violão até grandes orquestras em seus concertos e sinfonias
   Por causa de sua associação com o governo, teve um papel decisivo na musica do país inteiro, introduzindo o ensino do canto orfeônico em todas as escolas do nível médio
  Das suas obras são notáveis a série dos Choros, das Bachianas Brasileiras, as suítes intituladas A Prole do Bebê, o Rudepoema, os bailados Uirapuru e Amazonas, e o Noneto.
 Atualmente todas as correntes contemporâneas encontram representantes brasileiros, e a música erudita no país segue a tendência mundial de usar livremente tanto elementos experimentais quanto consagrados. Ou seja, ainda há essa presença nacionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.