Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Introdução

     Romantismo

O nacionalismo exacerbado foi uma característica marcante do movimento artístico conhecido como Romantismo. Tal arte estava sintonizada com o contexto social e sensibilidade do novo público do século XIX, no qual floresceu. O movimento refletia uma série de transformações sociais, políticas e econômicas que repercutiram na ascensão da burguesia ao poder e no fim do Antigo Regime.

 O homem tem sua liberdade e igualdade afirmadas, transformando-se em cidadão. Para romper com a postura racional da estética árcade (razão), embora os dois modelos valorizassem as ideias iluministas, o movimento romântico interpreta a realidade pelo filtro da emoção (combinada à originalidade e ao subjetivismo). A imaginação é superior á razão e a beleza, a originalidade substitui a imitação. Encontram na própria individualidade as referências para a interpretação da realidade. Valoriza o indivíduo e toda sua complexidade emocional, abolindo o controle racional. Não há a origem nobre (distinção e reconhecimento social), há heróis (agem, sofrem, superam). O indivíduo não é mais súdito de um rei e torna-se cidadão de uma pátria (nacionalismo, consciência por um grupo de indivíduos que se sente ligado).

Romantismo Brasileiro

1ª Geração - representada como nacionalista ou indianista, pois os escritores desse período valorizaram os temas nacionais, a vida do índio e os fatos históricos, que era representado como " bom selvagem" e, por isso, o símbolo cultural do Brasil. a exaltação da pátria e do herói nacional, que era o índio idealizado de todas as formas. Não tínhamos heróis nessa época, logo escolherem o índio e a exarcebação do amor à pátria. Os principais escritores dessa época são: Araújo Porto Alegre, Gonçalves Dias, Teixeira e Souza e Gonçalves de Magalhães.

2ª Geração - conhecida como Mal do século ou fase ultra-romântica. As poesias dessa época são caracterizadas por um pessimismo profundo e os temas amorosos levados ao extremo são retratados pelos escritores
dessa época.Há nessa época a valorização da tristeza, morte e uma visão decadente da vida e da sociedade, por isso houveram muitos escritores nesse período que morreram jovens. Na fuga da realidade a morte é a fuga do real (é idealizada), é alívio para os males do mundo ou encontro definitivo dos amantes. Outro espaço de fuga é o mundo dos sonhos onde estes projetam suas utopias.  Os principais escritores dessa época são: Junqueira Freire, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.


3ª Geração - reconhecida como geração condoreira ou poesia social. São textos marcados por crítica social. O maior representante desta fase foi Castro Alves que criticou de forma direta a escravidão em poemas como Navio Negreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.