Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Semana de Arte Moderna



             Iniciou-se no dia 13 de Fevereiro de 1922 a Semana de Arte Moderna, que representou uma verdadeira renovação de linguagem, tinha uma conjuntura acíclica que buscava a ruptura com o passado, devido ao fato de a arte ter passado da vanguarda para o modernismo.
                Esse grande evento ocorrido em São Paulo foi marcante por apresentar novas idéias e conceitos artísticos, sendo um exemplo a poesia através da declamação, pois antes só havia em modo escrito. Outro exemplo foi a música por meio de concertos, que antes só havia cantores, porém sem um acompanhamento orquestral.
                Além disso, a arte plástica foi exibida em telas; esculturas e maquetes de arquitetura com a presença do Modernismo em desenhos arrojados. Para caracterizar essas todas as manifestações que propunham algo curioso e interessante usavam-se o adjetivo “novo”
              Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado,Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros.
              De certa forma, a Semana de 22, foi uma ebulição de idéias novas, totalmente voltadas para a liberdade, com um nacionalismo forte, em busca de uma identidade sua, uma identidade própria, de uma maneira cuja expressão era livre. Todavia, não tinha um programa predefinido, em que havia necessidade de experimentar diferentes caminhos e não definir um único ideal moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.